A questão de perdas comerciais (“gatos”) em energia e água será tema de Webinar internacional.

2. FRAUDE_0

De acordo com dados da ANEEL, as distribuidoras de energia no Brasil hoje têm perdas comerciais na ordem de R$ 7 bi/ano, a maior parte delas concentrada em regiões específicas. A avaliar somente pelo volume financeiro apresentado, o assunto sem dúvida tem relevância, e será tratado com ênfase em Webinar internacional no próximo dia 08 de outubro, e que tratará também da questão de perdas comerciais com a água.
gato

A abordagem que será impressa ao tema se concentra nos aspectos comportamentais de consumo de energia e água, e também na cultura de conservação de recursos como forma de gerar engajamento nas comunidades baixa renda impregnadas por este tipo de prática. Segundo Rodrigo Lagreca, diretor da Evolva Projetos, o assunto precisa ser tratado numa perspectiva além da regularização, já que comprovadamente apenas regularizar não cativa o consumidor no consumo formal – “entendemos que tratar aspectos comportamentais e culturais no consumo de energia e água é condição essencial para convencer as pessoas a terem hábitos eficientes de consumo, mesmo quando a regularização não seja possível de imediato”.
O evento, que acontece somente na internet e ao vivo, contará com a presença da pesquisadora americana radicada na Alemanha, Aurelia Figueroa, um dos grandes nomes ativos no mundo hoje em pesquisa na área de consumo irregular em comunidades carentes. Aurelia esteve recentemente no Brasil coletando dados para sua pesquisa, que já foi aplicada em países da África e da América do Sul, e trará insights sobre a questão a partir de sua passagem em comunidades do Rio de Janeiro, numa análise comparativa.

O Webinar acontecerá no dia 08 de outubro, das 9:30 às 11hrs, para participar é necessário inscrever-se através do link: https://attendee.gotowebinar.com/register/7799786323321621506



Gostei bastante de conhecer a ferramenta e acho a proposta inovadora. Os mercados atuais tem uma grande demanda de ferramentas de TI e podem ser aplicadas para melhoria contínua de todos os setores. Parabéns a Home Carbon.

Pesquisadora, UNIFEI-MG, participante do Webinar sobre Como ferramentas inteligentes podem incrementar programas de Eficiência Energética e Hídrica

Uma boa ferramenta para apresentação e esclarecimento de temas relevantes a área de energia.

Engenheira, AES Eletropaulo, participante do Webinar sobre Como ferramentas inteligentes podem incrementar programas de Eficiência Energética e Hídrica

Acredito que destacar a importância de pequenas ações para buscar melhorias foram muito válidas, que é possível minimizar o comportamento em relação ao consumo excessivo com pequenas melhorias criando boas perspectivas e obtendo resultados satisfatórios.

Eletrocar - Centrais Elétricas de Carazinho S.A., participante do Webinar sobre Planejando ganhos de projetos comportamentais de Conservação de Energia e Água.

É importante ter ações como essas para a difusão das melhores práticas.

Gerente, Eletrobrás Alagoas, participante do Webinar sobre Planejando ganhos de projetos comportamentais de Conservação de Energia e Água.

Muito interessante. Um ótimo canal de comunicação para divulgação temas importantes como água e energia.

Educador de ESCO, participante do Webinar sobre Perdas comerciais (“Gatos”) de Energia Elétrica e Água.

Muito interessante a oportunidade de ter novas experiências na organização. Em 1 hora e meia de forma prática e sem custo.

Gestora comercial, CERTAJA Energia, participante do Webinar sobre Tarifa Social de Energia Elétrica e comportamento de consumo - Meios de adequar a necessidade (e desejo) de consumo à renda.

Conteúdo pertinente à nossa realidade. Oportunidade ímpar para aprimorarmos os nossos projetos. Concluímos que no outro lado do mundo, os problemas são semelhantes aos nossos.

Analista, Eletrobrás Rondônia, participante do Webinar sobre Tarifa Social de Energia Elétrica e comportamento necessidade (e desejo) de consumo à renda.

O conteúdo foi abordado de maneira muito interessante e rica em dados e experiência.

Engenheira de Estudos e Planejamento, CEMAR - Companhia Energética do Maranhão, participante do Webinar sobre Tarifa Social de Energia Elétrica e comportamento de consumo - Meios de adequar a necessidade (e desejo) de consumo à renda.

Ótimo tema, diretamente associado às melhorias que visamos para a conservação dos recursos naturais.  Ressalta abordagens de diferentes culturas e a aceitação de cada uma perante à situação apresentada. Excelente foco em eficiência energética.

Eletrocar - Centrais Elétricas de Carazinho S.A., participante do Webinar sobre Tarifa Social de Energia Elétrica e comportamento de consumo - Meios de adequar a necessidade (e desejo) de consumo à renda.

Importância da disseminação de conhecimentos, sem limite de distancia. Esperamos por mais seminários. Foi muito relevante e agregou valor aos nossos conhecimentos.

Analista, Eletrobrás Rondônia, participante do Webinar sobre Planejando ganhos de projetos comportamentais de Conservação de Energia e Água