Evolva realiza upgrades de softwares

Mapeamento de perfil permite indicação de ações específicas para cada usuário

A Evolva Projetos, instalada na Incubadora Raiar da PUCRS, realizou upgrades em um dos seus softwares, o Home Carbon – lançado em março de 2011, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de bons hábitos pessoais em relação ao meio ambiente. Uma das melhorias foi acrescentar mapeamento de perfil do usuário, que faz com que o projeto direcione ações específicas de acordo com hábitos culturais e estilo de vida. A interface com as redes sociais também foi aprimorada. Ao navegar no novo Home Carbon, é possível realizar e receber comentários no Facebook, assim como divulgar suas informações no Twitter. Por meio de um instrumento de cálculo, os usuários também poderão estabelecer competições entre eles, classificando por maior e menor volume de emissões.
Além do Home Carbon, a Evolva também lançou em março o Office Carbon, software que além de propor mudanças de comportamento e a criação de uma cultura que proporcione reduzir a emissão de gases poluentes, oferece
inclusive oportunidades para que essas empresas entrem no mercado de compra e venda de crédito de carbono. “Os upgrades no Home Carbon contribuem para educar as pessoas sobre a importância do cuidado com o meio ambiente, impactando diretamemente no interesse das empresas atentas ao tema”, afirma Rodrigo Lagreca, diretor da Evolva.

Por meio do site www.homecarbon.com.br é possível realizar o cálculo de emissão de carbono considerando atividades do dia a dia de cada pessoa. Para cada ação, é atribuída uma quantidade de emissão de carbono. Os softwares foram construídos para sugerir opções ambientalmente corretas para cada ação que possa degradar o meio ambiente.

Para a construção dos softwares, foram realizadas pesquisas para avaliar a percepção das organizações sobre projeto da Evolva, voltado à área ambiental. A pesquisa foi realizada pela Internet no período de 40 dias e o questionário respondido por 150 colaboradores de empresas de serviços. Os resultados apontam que a maioria das organizações preocupa-se com os impactos que causam ao meio ambiente e essas realizaram alguma ação voltada para a conscientização sobre os problemas ambientais: 79% consideram que ações de conscientização são altamente relevantes para o meio ambiente, porém, apenas 11% comprariam esse tipo de ação; 11% não comprariam e 40% comprariam dependendo do custo.

Evolva e PUCRS


Desde abril de 2011, a Evolva mantém uma parceria com a PUCRS, por meio Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais da Universidade (IMA), no projeto Pró-Mata, desenvolvido no município de São Francisco de Paula (RS). Esse vínculo estabelece uma oportunidade para as comunidades atendidas pelo projeto terem experiências de inclusão digital pautada na educação ambiental, que seria provida pela versão atual do Home Carbon.



Gostei bastante de conhecer a ferramenta e acho a proposta inovadora. Os mercados atuais tem uma grande demanda de ferramentas de TI e podem ser aplicadas para melhoria contínua de todos os setores. Parabéns a Home Carbon.

Pesquisadora, UNIFEI-MG, participante do Webinar sobre Como ferramentas inteligentes podem incrementar programas de Eficiência Energética e Hídrica

Uma boa ferramenta para apresentação e esclarecimento de temas relevantes a área de energia.

Engenheira, AES Eletropaulo, participante do Webinar sobre Como ferramentas inteligentes podem incrementar programas de Eficiência Energética e Hídrica

Acredito que destacar a importância de pequenas ações para buscar melhorias foram muito válidas, que é possível minimizar o comportamento em relação ao consumo excessivo com pequenas melhorias criando boas perspectivas e obtendo resultados satisfatórios.

Eletrocar - Centrais Elétricas de Carazinho S.A., participante do Webinar sobre Planejando ganhos de projetos comportamentais de Conservação de Energia e Água.

É importante ter ações como essas para a difusão das melhores práticas.

Gerente, Eletrobrás Alagoas, participante do Webinar sobre Planejando ganhos de projetos comportamentais de Conservação de Energia e Água.

Muito interessante. Um ótimo canal de comunicação para divulgação temas importantes como água e energia.

Educador de ESCO, participante do Webinar sobre Perdas comerciais (“Gatos”) de Energia Elétrica e Água.

Muito interessante a oportunidade de ter novas experiências na organização. Em 1 hora e meia de forma prática e sem custo.

Gestora comercial, CERTAJA Energia, participante do Webinar sobre Tarifa Social de Energia Elétrica e comportamento de consumo - Meios de adequar a necessidade (e desejo) de consumo à renda.

Conteúdo pertinente à nossa realidade. Oportunidade ímpar para aprimorarmos os nossos projetos. Concluímos que no outro lado do mundo, os problemas são semelhantes aos nossos.

Analista, Eletrobrás Rondônia, participante do Webinar sobre Tarifa Social de Energia Elétrica e comportamento necessidade (e desejo) de consumo à renda.

O conteúdo foi abordado de maneira muito interessante e rica em dados e experiência.

Engenheira de Estudos e Planejamento, CEMAR - Companhia Energética do Maranhão, participante do Webinar sobre Tarifa Social de Energia Elétrica e comportamento de consumo - Meios de adequar a necessidade (e desejo) de consumo à renda.

Ótimo tema, diretamente associado às melhorias que visamos para a conservação dos recursos naturais.  Ressalta abordagens de diferentes culturas e a aceitação de cada uma perante à situação apresentada. Excelente foco em eficiência energética.

Eletrocar - Centrais Elétricas de Carazinho S.A., participante do Webinar sobre Tarifa Social de Energia Elétrica e comportamento de consumo - Meios de adequar a necessidade (e desejo) de consumo à renda.

Importância da disseminação de conhecimentos, sem limite de distancia. Esperamos por mais seminários. Foi muito relevante e agregou valor aos nossos conhecimentos.

Analista, Eletrobrás Rondônia, participante do Webinar sobre Planejando ganhos de projetos comportamentais de Conservação de Energia e Água