Newsletter PROCEL INFO – 18/04/2016 – Uso das ferramentas de TI nas operações de projetos de eficiência energética será debatido em Webinar

Newsletter PROCEL INFO 18/04/2016

Os projetos de Eficiência Energética no Brasil vêm adotando sistematicamente as ferramentas da tecnologia da informação (TI) em suas operações. Ainda que tardiamente, a gestão da informação, se feita de forma integrada, pode potencializar em muito o alcance desses programas (notadamente através do PEE/Aneel), retroalimentando as diversas ações que os compõem e renovando ciclos de inovação, de forma progressiva.

Apesar de existir movimentos firmes neste sentido, há também barreiras a superar. As principais são a fragmentação das diversas ações constantes no PEE nas distribuidoras entre várias contratadas, que por sua vez têm limitações de várias ordens para cooperar entre si. Outro fator, decorrente do primeiro, é a ainda baixa cultura de inovação presente nas contratadas, que também é sub incentivada pelas distribuidoras, em detrimento do estrito cumprimento das metas reguladas.

Debater essas oportunidades e as formas de captura-las será alvo do 5º Webinar HomeCarbon, intitulado “Como ferramentas inteligentes podem incrementar programas de Eficiência Energética – Estendendo efeito de ações além da presença de equipes físicas de intervenção com técnicas comportamentais”. A empresa usa ferramentas de TI em seus programas como estratégia padrão, inovando tanto de forma incremental quanto disruptiva para aprimorar seus próprios processos de aprendizagem e gerar valor aos seus clientes.

A partir desses experimentos serão apresentados conceitos de programas e casos reais, simulando usos e formas de facilitar que os clientes das distribuidoras consigam também mudar seus hábitos de consumo, favorecendo sempre o consumo eficiente e consciente.

O evento é direcionado aos gestores e técnicos de áreas de Eficiência Energética, P&D, Comercial (inadimplência e perdas) e TI das empresas GTD de energia, e acontecerá dia 20 de abril, das 10 às 11hrs (Brasília), e as inscrições são gratuitas e devem ser feitas previamente neste link: https://attendee.gotowebinar.com/register/9191007186155484932

Sistema 15-04

* Com informações da Evolva Projetos



Gostei bastante de conhecer a ferramenta e acho a proposta inovadora. Os mercados atuais tem uma grande demanda de ferramentas de TI e podem ser aplicadas para melhoria contínua de todos os setores. Parabéns a Home Carbon.

Pesquisadora, UNIFEI-MG, participante do Webinar sobre Como ferramentas inteligentes podem incrementar programas de Eficiência Energética e Hídrica

Uma boa ferramenta para apresentação e esclarecimento de temas relevantes a área de energia.

Engenheira, AES Eletropaulo, participante do Webinar sobre Como ferramentas inteligentes podem incrementar programas de Eficiência Energética e Hídrica

Acredito que destacar a importância de pequenas ações para buscar melhorias foram muito válidas, que é possível minimizar o comportamento em relação ao consumo excessivo com pequenas melhorias criando boas perspectivas e obtendo resultados satisfatórios.

Eletrocar - Centrais Elétricas de Carazinho S.A., participante do Webinar sobre Planejando ganhos de projetos comportamentais de Conservação de Energia e Água.

É importante ter ações como essas para a difusão das melhores práticas.

Gerente, Eletrobrás Alagoas, participante do Webinar sobre Planejando ganhos de projetos comportamentais de Conservação de Energia e Água.

Muito interessante. Um ótimo canal de comunicação para divulgação temas importantes como água e energia.

Educador de ESCO, participante do Webinar sobre Perdas comerciais (“Gatos”) de Energia Elétrica e Água.

Muito interessante a oportunidade de ter novas experiências na organização. Em 1 hora e meia de forma prática e sem custo.

Gestora comercial, CERTAJA Energia, participante do Webinar sobre Tarifa Social de Energia Elétrica e comportamento de consumo - Meios de adequar a necessidade (e desejo) de consumo à renda.

Conteúdo pertinente à nossa realidade. Oportunidade ímpar para aprimorarmos os nossos projetos. Concluímos que no outro lado do mundo, os problemas são semelhantes aos nossos.

Analista, Eletrobrás Rondônia, participante do Webinar sobre Tarifa Social de Energia Elétrica e comportamento necessidade (e desejo) de consumo à renda.

O conteúdo foi abordado de maneira muito interessante e rica em dados e experiência.

Engenheira de Estudos e Planejamento, CEMAR - Companhia Energética do Maranhão, participante do Webinar sobre Tarifa Social de Energia Elétrica e comportamento de consumo - Meios de adequar a necessidade (e desejo) de consumo à renda.

Ótimo tema, diretamente associado às melhorias que visamos para a conservação dos recursos naturais.  Ressalta abordagens de diferentes culturas e a aceitação de cada uma perante à situação apresentada. Excelente foco em eficiência energética.

Eletrocar - Centrais Elétricas de Carazinho S.A., participante do Webinar sobre Tarifa Social de Energia Elétrica e comportamento de consumo - Meios de adequar a necessidade (e desejo) de consumo à renda.

Importância da disseminação de conhecimentos, sem limite de distancia. Esperamos por mais seminários. Foi muito relevante e agregou valor aos nossos conhecimentos.

Analista, Eletrobrás Rondônia, participante do Webinar sobre Planejando ganhos de projetos comportamentais de Conservação de Energia e Água