Sete Lagoas terá implementação de projeto pioneiro

Desde o início deste ano, está em andamento, em Sete Lagoas/MG, a implementação do projeto HomeCarbon, considerado o primeiro projeto energo-eficiente do Brasil, que tem o objetivo de orientar as pessoas sobre mudança de hábitos de consumo. A iniciativa é uma parceria entre o Governo de Minas, a Cemig e o ICDE – Instituto de Combate à Fraude e Defesa da Concorrência.

Cerca de 500 famílias serão visitadas aplicando a metodologia que contém diferentes abordagens e principalmente incentivando o consumo correto e seguro da energia elétrica. O intuito é inserir as mudanças de maneira gradual e principalmente dentro da sua rotina, portanto quem for visitado receberá um material explicativo além de dicas de economia de energia.

 

Sobre HomeCarbon

Você já mediu sua consciência ambiental? O HomeCarbon, uma plataforma online de educação e conscientização, faz o cálculo do impacto que a vida cotidiana gera no meio ambiente.

A ferramenta é simples de ser usada. Basta acessar o sistema pela internet (www.homecarbon.com.br), cadastrar-se e responder o questionário com perguntas qualitativas e quantitativas sobre hábitos e opiniões. Ao final do processo, surge uma página de resultados como perfil do usuário, o total de suas emissões de CO2, o quanto isso representa em termos financeiros – contas de água, luz – uma análise de onde vem essa emissão e a progressão disso ao longo dos meses. Além disso, o internauta também encontra sugestões de medidas específicas e personalizadas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e o custo diário.

 

Projeto Conviver

Criado em 2006, o Projeto Conviver faz parte do Programa Energia Inteligente – EI e tem o objetivo de levar às comunidades informações sobre o uso correto, seguro e regular da energia elétrica, adequando o consumo à realidade financeira das famílias de baixo poder aquisitivo. O projeto, através das visitas do agente Conviver, atua também na regularização de ligações elétricas, orientação sobre os benefícios da Tarifa Social e isenção de ICMS, negociação de débitos e análise das situações de riscos que envolvam eletricidade.

 

FONTE: Notícias CEMIG



Gostei bastante de conhecer a ferramenta e acho a proposta inovadora. Os mercados atuais tem uma grande demanda de ferramentas de TI e podem ser aplicadas para melhoria contínua de todos os setores. Parabéns a Home Carbon.

Pesquisadora, UNIFEI-MG, participante do Webinar sobre Como ferramentas inteligentes podem incrementar programas de Eficiência Energética e Hídrica

Uma boa ferramenta para apresentação e esclarecimento de temas relevantes a área de energia.

Engenheira, AES Eletropaulo, participante do Webinar sobre Como ferramentas inteligentes podem incrementar programas de Eficiência Energética e Hídrica

Acredito que destacar a importância de pequenas ações para buscar melhorias foram muito válidas, que é possível minimizar o comportamento em relação ao consumo excessivo com pequenas melhorias criando boas perspectivas e obtendo resultados satisfatórios.

Eletrocar - Centrais Elétricas de Carazinho S.A., participante do Webinar sobre Planejando ganhos de projetos comportamentais de Conservação de Energia e Água.

É importante ter ações como essas para a difusão das melhores práticas.

Gerente, Eletrobrás Alagoas, participante do Webinar sobre Planejando ganhos de projetos comportamentais de Conservação de Energia e Água.

Muito interessante. Um ótimo canal de comunicação para divulgação temas importantes como água e energia.

Educador de ESCO, participante do Webinar sobre Perdas comerciais (“Gatos”) de Energia Elétrica e Água.

Muito interessante a oportunidade de ter novas experiências na organização. Em 1 hora e meia de forma prática e sem custo.

Gestora comercial, CERTAJA Energia, participante do Webinar sobre Tarifa Social de Energia Elétrica e comportamento de consumo - Meios de adequar a necessidade (e desejo) de consumo à renda.

Conteúdo pertinente à nossa realidade. Oportunidade ímpar para aprimorarmos os nossos projetos. Concluímos que no outro lado do mundo, os problemas são semelhantes aos nossos.

Analista, Eletrobrás Rondônia, participante do Webinar sobre Tarifa Social de Energia Elétrica e comportamento necessidade (e desejo) de consumo à renda.

O conteúdo foi abordado de maneira muito interessante e rica em dados e experiência.

Engenheira de Estudos e Planejamento, CEMAR - Companhia Energética do Maranhão, participante do Webinar sobre Tarifa Social de Energia Elétrica e comportamento de consumo - Meios de adequar a necessidade (e desejo) de consumo à renda.

Ótimo tema, diretamente associado às melhorias que visamos para a conservação dos recursos naturais.  Ressalta abordagens de diferentes culturas e a aceitação de cada uma perante à situação apresentada. Excelente foco em eficiência energética.

Eletrocar - Centrais Elétricas de Carazinho S.A., participante do Webinar sobre Tarifa Social de Energia Elétrica e comportamento de consumo - Meios de adequar a necessidade (e desejo) de consumo à renda.

Importância da disseminação de conhecimentos, sem limite de distancia. Esperamos por mais seminários. Foi muito relevante e agregou valor aos nossos conhecimentos.

Analista, Eletrobrás Rondônia, participante do Webinar sobre Planejando ganhos de projetos comportamentais de Conservação de Energia e Água