Soluções para a questão das mudanças climáticas passam pela necessidade de mudança de comportamento

A questão do aquecimento global é tema pulsante nas discussões ambientais no mundo inteiro, e governos, empresas e universidades têm investido recursos expressivos na busca de soluções efetivas para conter o volume de emissões de gases de efeito estufa (GEE). Mesmo neste cenário, em que os maiores atores econômicos predominam, já é consenso que as soluções de fato eficazes passam não apenas pela inserção de novas tecnologias de geração de energia “limpas”, uma vez que seu alto custo torna a maior parte delas (a solar e eólica, enfaticamente) inviáveis para a maior parte das economias globais. Nos fóruns mais esclarecidos que debatem o assunto – dentre eles o Behavior, Energy and Climate Change Conference (BECC) – já vem se desenvolvendo uma nova abordagem à questão do aquecimento global; uma abordagem que contemple o comportamento das pessoas enquanto consumidoras de energia e do impacto ambiental que os bens que consomem acarretam ao planeta.

Com base nessa perspectiva, a Evolva Projetos, desenvolve projetos e tecnologias para promover mudança de comportamento em temas complexos, e o aquecimento global é o foco do seu Projeto HomeCarbon. O projeto HomeCarbon é o primeiro projeto do mundo a combinar a interface web com ferramentas gráficas, de forma a permitir que as pessoas possam individualmente estimar o impacto que elas causam ao planeta, e em decorrência disso possam imediatamente tomar medidas compensatórias. O coordenador do projeto, Rodrigo Lagreca, está confiante na potencialidade do programa: “viemos investindo já há um bom tempo no projeto, e as percepções colhidas na fase de estudos de viabilidade apontam que estamos no caminho certo”.

A empresa vai disponibilizar também uma versão de uso empresarial, que será lançada simultaneamente à versão de uso individual – “estamos investindo na usabilidade dos programas e interface de uso, que deve ser primorosa”, confirma Lagreca. Um dos pontos levantados na fase de comprovação da viabilidade indicava que “projetos de sustentabilidade carecem, em geral, de formas de envolverem mais as pessoas, quando elas não são iniciadas nos temas de sustentabilidade”.

A empresa pretende preparar o programa para estar apto a ser usado quando amadurecer o mercado de compensação de créditos individuais de carbono, e assim oferecer uma opção de renda familiar, além de uma ferramenta sócio-ambiental, já que as pessoas poderão estimar a redução no consumo e creditar-se futuramente com créditos de carbono. Para isso, a expectativa da empresa é ter a PUC/RS como certificadora dos dados empregados no programa – antes disso, a própria universidade poderá ser a primeira a usar o programa e oferecê-lo a sua comunidade (alunos, funcionários e professores) – “as perspectivas nos deixam otimistas”, finaliza Lagreca.



Gostei bastante de conhecer a ferramenta e acho a proposta inovadora. Os mercados atuais tem uma grande demanda de ferramentas de TI e podem ser aplicadas para melhoria contínua de todos os setores. Parabéns a Home Carbon.

Pesquisadora, UNIFEI-MG, participante do Webinar sobre Como ferramentas inteligentes podem incrementar programas de Eficiência Energética e Hídrica

Uma boa ferramenta para apresentação e esclarecimento de temas relevantes a área de energia.

Engenheira, AES Eletropaulo, participante do Webinar sobre Como ferramentas inteligentes podem incrementar programas de Eficiência Energética e Hídrica

Acredito que destacar a importância de pequenas ações para buscar melhorias foram muito válidas, que é possível minimizar o comportamento em relação ao consumo excessivo com pequenas melhorias criando boas perspectivas e obtendo resultados satisfatórios.

Eletrocar - Centrais Elétricas de Carazinho S.A., participante do Webinar sobre Planejando ganhos de projetos comportamentais de Conservação de Energia e Água.

É importante ter ações como essas para a difusão das melhores práticas.

Gerente, Eletrobrás Alagoas, participante do Webinar sobre Planejando ganhos de projetos comportamentais de Conservação de Energia e Água.

Muito interessante. Um ótimo canal de comunicação para divulgação temas importantes como água e energia.

Educador de ESCO, participante do Webinar sobre Perdas comerciais (“Gatos”) de Energia Elétrica e Água.

Muito interessante a oportunidade de ter novas experiências na organização. Em 1 hora e meia de forma prática e sem custo.

Gestora comercial, CERTAJA Energia, participante do Webinar sobre Tarifa Social de Energia Elétrica e comportamento de consumo - Meios de adequar a necessidade (e desejo) de consumo à renda.

Conteúdo pertinente à nossa realidade. Oportunidade ímpar para aprimorarmos os nossos projetos. Concluímos que no outro lado do mundo, os problemas são semelhantes aos nossos.

Analista, Eletrobrás Rondônia, participante do Webinar sobre Tarifa Social de Energia Elétrica e comportamento necessidade (e desejo) de consumo à renda.

O conteúdo foi abordado de maneira muito interessante e rica em dados e experiência.

Engenheira de Estudos e Planejamento, CEMAR - Companhia Energética do Maranhão, participante do Webinar sobre Tarifa Social de Energia Elétrica e comportamento de consumo - Meios de adequar a necessidade (e desejo) de consumo à renda.

Ótimo tema, diretamente associado às melhorias que visamos para a conservação dos recursos naturais.  Ressalta abordagens de diferentes culturas e a aceitação de cada uma perante à situação apresentada. Excelente foco em eficiência energética.

Eletrocar - Centrais Elétricas de Carazinho S.A., participante do Webinar sobre Tarifa Social de Energia Elétrica e comportamento de consumo - Meios de adequar a necessidade (e desejo) de consumo à renda.

Importância da disseminação de conhecimentos, sem limite de distancia. Esperamos por mais seminários. Foi muito relevante e agregou valor aos nossos conhecimentos.

Analista, Eletrobrás Rondônia, participante do Webinar sobre Planejando ganhos de projetos comportamentais de Conservação de Energia e Água