Estratégias de captação de clientes para a base de Tarifa Social e adequação do consumo de populações Baixa Renda

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) quiçá é hoje a política pública de maior poder para mitigar o impacto do custo da conta de luz no orçamento doméstico de famílias Baixa Renda. Para as distribuidoras, as vantagens também são interessantes, pois assegura mensalmente uma fração do consumo de cada cliente aderente, atendendo assim a demandas relacionadas ao controle de inadimplência e retenção de consumidores na base regular, desincentivando o consumo clandestino (perdas não técnicas).

 

 

fav-noite-2
No entanto, o que se percebe é uma grande área de oportunidade junto às distribuidoras e órgãos públicos vinculados às pastas de assistência social sobre as práticas para captura e manejo de consumidores dentro dessa política. As dificuldades vão desde a correta identificação das possibilidades legais de enquadramento dos domicílios na TSEE até a construção de redes de cooperação com os órgãos ligados às prefeituras para a incorporação de clientes ao NIS.
Discutir e apresentar boas práticas endereçadas a essas questões será o tema do quarto webinar HomeCarbon, cujo título é “: Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e comportamento de consumo – Meios de adequar a necessidade (e desejo) de consumo à renda em famílias Baixa Renda”. O evento, que acontece na internet e ao vivo, será apresentado por Rodrigo Lagreca, diretor da Evolva Projetos, e pela americana Suzan Mazur-Stomen, antropóloga, pesquisadora e fundadora da Indicia Consulting, profissional credenciada no desenvolvimento de projetos comportamentais pró conservação de recursos e que trará casos internacionais de sucesso apresentados também à luz de sua bagagem acadêmica.

As experiências serão tratadas à luz de diferentes formações, de forma a também exercitar na área de Eficiência Hídrica a transposição de práticas, de forma que operadores do setor do Saneamento são encorajados a participar.
O evento acontecerá dia 23 de março, das 10hrs às 11:30hrs (Brasília), e as inscrições são gratuitas e precisam ser feitas previamente em:
Link de inscrição: https://attendee.gotowebinar.com/register/8351182612054526210
Recomendamos enfaticamente que procedimentos de autorizar e liberar o uso da plataforma seja feito com antecedência, especificamente em ambientes de redes corporativas.

 

Público alvo: gestores e técnicos das áreas de eficiência energética, atendimento a comunidades e recuperação da receita; profissionais ligados à conservação de recursos.



Gostei bastante de conhecer a ferramenta e acho a proposta inovadora. Os mercados atuais tem uma grande demanda de ferramentas de TI e podem ser aplicadas para melhoria contínua de todos os setores. Parabéns a Home Carbon.

Pesquisadora, UNIFEI-MG, participante do Webinar sobre Como ferramentas inteligentes podem incrementar programas de Eficiência Energética e Hídrica

Uma boa ferramenta para apresentação e esclarecimento de temas relevantes a área de energia.

Engenheira, AES Eletropaulo, participante do Webinar sobre Como ferramentas inteligentes podem incrementar programas de Eficiência Energética e Hídrica

Acredito que destacar a importância de pequenas ações para buscar melhorias foram muito válidas, que é possível minimizar o comportamento em relação ao consumo excessivo com pequenas melhorias criando boas perspectivas e obtendo resultados satisfatórios.

Eletrocar - Centrais Elétricas de Carazinho S.A., participante do Webinar sobre Planejando ganhos de projetos comportamentais de Conservação de Energia e Água.

É importante ter ações como essas para a difusão das melhores práticas.

Gerente, Eletrobrás Alagoas, participante do Webinar sobre Planejando ganhos de projetos comportamentais de Conservação de Energia e Água.

Muito interessante. Um ótimo canal de comunicação para divulgação temas importantes como água e energia.

Educador de ESCO, participante do Webinar sobre Perdas comerciais (“Gatos”) de Energia Elétrica e Água.

Muito interessante a oportunidade de ter novas experiências na organização. Em 1 hora e meia de forma prática e sem custo.

Gestora comercial, CERTAJA Energia, participante do Webinar sobre Tarifa Social de Energia Elétrica e comportamento de consumo - Meios de adequar a necessidade (e desejo) de consumo à renda.

Conteúdo pertinente à nossa realidade. Oportunidade ímpar para aprimorarmos os nossos projetos. Concluímos que no outro lado do mundo, os problemas são semelhantes aos nossos.

Analista, Eletrobrás Rondônia, participante do Webinar sobre Tarifa Social de Energia Elétrica e comportamento necessidade (e desejo) de consumo à renda.

O conteúdo foi abordado de maneira muito interessante e rica em dados e experiência.

Engenheira de Estudos e Planejamento, CEMAR - Companhia Energética do Maranhão, participante do Webinar sobre Tarifa Social de Energia Elétrica e comportamento de consumo - Meios de adequar a necessidade (e desejo) de consumo à renda.

Ótimo tema, diretamente associado às melhorias que visamos para a conservação dos recursos naturais.  Ressalta abordagens de diferentes culturas e a aceitação de cada uma perante à situação apresentada. Excelente foco em eficiência energética.

Eletrocar - Centrais Elétricas de Carazinho S.A., participante do Webinar sobre Tarifa Social de Energia Elétrica e comportamento de consumo - Meios de adequar a necessidade (e desejo) de consumo à renda.

Importância da disseminação de conhecimentos, sem limite de distancia. Esperamos por mais seminários. Foi muito relevante e agregou valor aos nossos conhecimentos.

Analista, Eletrobrás Rondônia, participante do Webinar sobre Planejando ganhos de projetos comportamentais de Conservação de Energia e Água